1º Passo

RELACIONAMENTO

Comunidade GM

A maior estratégia de Jesus para ganhar almas foi se envolver com as pessoas, participar do seu dia a dia, e depois fazer o chamado para segui-lo. O melhor ambiente para isso acontecer é o ambiente da comunidade.

Não estamos falando apenas de um encontro social de final de semana, ou de um momento onde eu posso bater papo com um amigo enquanto me delicio de um pedaço de bolo. Não! Não estamos falando apenas disso, estamos falando de uma comunidade que tem a visão correta do discipulado, que vive os valores do reino e dessa forma produz discípulos saudáveis.

A comunidade é o ponto de partida, ela acontece primeiro porque sem ela não temos base para nosso processo.

Conheça o testemunho do Wellison que teve a vida transformada após ser inserido em uma comunidade GM.

Como formar uma comunidade?

O que não pode faltar na comunidade GM?

Fique de olho nas dicas abaixo

Local atraente para o encontro

Pode ser uma garagem, sala de uma casa, praça da cidade, ou até mesmo em um quintal, desde que o grupo esteja confortável e feliz.

Quebra-gelo

Momento importante no início do encontro, promova uma atividade ou experiência que estimule a interação entre os participantes. Pode ser uma pergunta reflexiva ou uma dinâmica de grupo. Você pode clicar aqui para baixar um livro com dicas. Use a criatividade!

Oração

O momento de oração não pode ser fatigante e demorado, tem que ser um momento dinâmico e criativo e acima de tudo prazeroso, não precisa ser necessariamente no modelo tradicional onde todos fazem pedidos, imagine uma comunidade com 15 pessoas, quando o último terminar já estará na hora de encerrar o encontro. O líder precisa ser sensível a nesse ponto, e organizá-lo da melhor forma possível.

Sugestões de momentos de oração

Figuras e Fotos

Recorte fotos, em várias partes e distribua de forma aleatória entre os membros, depois peça para que os mesmos que possuem partes da figura se juntem para a formação da imagem. Pronto! O grupo de oração já estará formado.​

Garrafa

Faça um círculo, pegue uma garrafa com água ou terra, coloque ao centro no chão, gire onde a tampa apontar será a pessoa que irá fazer o pedido ou o agradecimento. Desta forma também podem ser formadas duplas de oração.

Grupos de Oração

Divida a comunidade em dois ou três grupos de oração e coloque um tempo para o encerramento do momento.

UM MOMENTO ESPECIAL

Estudo da Lição

Esse momento é muito especial, é o momento da alimentação espiritual da comunidade, não pode ser feito de qualquer jeito, precisa ter um planejamento direcionado, segue algumas orientações para que esse momento seja significativo.

  • Pense em como você irá abordar esse tema e faça com antecedência as adaptações necessárias

  • Crie um desafio para a semana relacionando com o tema que será estudado, isso permitirá que os membros estejam sempre em sintonia

  • Mesmo entendendo que alguns são tímidos, faça de tudo para que o momento do estudo seja participativo e não cansativo. Evite responder suas próprias perguntas, isso pode fazer com que o grupo sempre aguarde você responder

  • Seja pontual, isso é crucial para que os participantes também sejam pontuais

  • Tome o cuidado para que as discussões não se desviem do assunto principal, isso irá tirar a comunidade do foco;

  • Termine o encontro na hora marcada, isso trará credibilidade a comunidade em relação a pontualidade. Lembre-se, não é um programa extenso que irá fidelizar os membros, mas sim a experiência única que eles terão

  • O responsável pela lição precisa estudar o material cuidadosamente trazendo para sua própria vida o tema estudado;

CUIDADO INDIVIDUAL

Pastoreio

Esse é um elemento muito importe da comunidade, é nele que os membros são cuidados e amados. Esse pastoreio não é realizado apenas nos encontros, precisa dar continuidade durante a semana, de forma intencional e individual

  • Regularidade: Uma mensagem diária pelo Whatsapp

  • Tempo de Qualidade: Caminhada no início ou final do dia, acadêmia

  • Atenção: Café da manhã antes do trabalho ou em um encontro a noite

  • Acolhimento: Lembrar a data do aniversário, interceder pela pessoa, visita-lá, mandar mensagem quando ela não estiver
  • Escuta: Bate papo pelo Zoom ou pelo Whatsapp

FOCO NA MISSÃO

Ações Missionárias

Toda comunidade precisa ter o foco na missão, e o projeto missionário precisar ser algo natural, pois será o momento em que o grupo estará colocando em prática os valores do reino com o perdido.

O segundo passo trará informações de como organizar e realizar esse projeto.

CELEBRE

Celebração

Celebrar é necessário, por isso coloque na agenda um dia para celebrar as ações realizadas, revitalizar o possesso GM, ouvir testemunhos, convidar amigos, este será um dia de festa máxima. O momento da celebração poderá ser mensal, bimestral ou até mesmo trimestral, dependendo da geografia do seu distrito, podendo acontecer de forma distrital, ou seja, com todas as comunidades do distrito, ou igreja local, acontecendo apenas em suas comunidades. Vamos deixar no manual uma sugestão de celebração GM.

A comunidade é um organismo vivo, onde a missão é cumprida através dos relacionamentos. Nada deve ser engessado ou mecânico, as ações devem ser conduzidas de forma natural e dentro de um processo saudável. ​